RASTREAMENTO DE MOTOS
Como rastrear motos?

Passo 3 - Testar o rastreador

Quando estiver com o rastreador em mãos, é essencial que você faça um teste de funcionamento no aparelho, pois em caso de algum defeito, o produto estará no prazo para devolução.

 

Muitos fatores influenciam no não funcionamento do rastreador. Por isso, alguns testes devem ser feitos para entender um possível problema. 

 

Primeiramente você deve testar o chip que será usado no rastreador, e se obter sucesso, você pode descartar a possibilidade do problema estar no chip, caso o rastreador apresente algum problema.

 

Para testar o funcionamento do chip, insira ele em um celular, e envie uma mensagem para outro número que você tem acesso. Pode ser seu número pessoal.

Verifique em seu celular pessoal se a mensagem foi completada. Se sim, responda a mensagem entregue em seu celular pessoal, para checar o recebimento de mensagens do chip.

(Assista também: Operadoras estão bloqueando comandos SMS?)

Você também deve testar a internet do seu chip. Para isso, ative os dados móveis, após desativar o Wifi do celular, e abra uma página da web. Se a página abrir e você conseguir navegar, o chip está pronto para ser inserido no rastreador. 

 

Antes de iniciar o teste do rastreador, certifique-se de que a bateria está carregada. Alguns modelos de rastreadores acompanham carregador em sua embalagem, outros não. Se o seu modelo não acompanha o carregador, você deve conectá-lo à bateria do seu carro para realizar o carregamento.

 

Com o chip funcionando corretamente, e o rastreador carregado, você pode finalmente iniciar o teste.

 

Insira o chip no rastreador, e se posicione em um local aberto, para que ele pegue sinal GPS. Garanta que ele tenha acesso à internet.

 

Para dar continuidade aos testes, você deve testar o módulo de SMS do seu rastreador. Pelo seu celular pessoal, envie o comando “Check123456” (Consulte o manual do seu aparelho para saber qual é o comando de Status) para o chip do rastreador, e aguarde por uma resposta. Ele deve responder uma série de status. Além disso, com a resposta ao comando enviado, você pode checar outros status do seu rastreador, como o módulo GPS, na mensagem “GPS: ON”.

Blogs relacionados:

Quer continuar aprendendo? Siga para o próximo passo logo abaixo!