RASTREAMENTO DE CARGAS
Como rastrear cargas?

Quando se trata de logística, o método mais popular no Brasil é o transporte de cargas. Em muitos casos, essas cargas contém objetos valiosos, que, infelizmente, são os maiores alvos de bandidos.

 

Segundo dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), o Brasil teve cerca de 14 mil ocorrências envolvendo roubos de mercadorias em 2020. Os números são ainda maiores nos anos anteriores: 18 mil em 2019 e 22 mil em 2018. Apesar da queda em 2020, o cenário ainda é preocupante.

 

Como resposta a esse problema, empresas de logística têm investido cada vez mais em tecnologia, como sistemas de rastreamento, que possibilitam uma resposta muito mais ágil em relação às tentativas de crime.

 

Na Mobiltracker, oferecemos uma plataforma de rastreamento onde o próprio usuário cadastra, configura e faz o monitoramento dos seus rastreadores.

 

Para rastrear cargas, indicamos o modelo ST 410 G ISCA, da marca Suntech.

 

Rastreadores “Isca” são dispositivos de Radiofrequência (RF) que se comunicam através de ondas eletromagnéticas, que são captadas por antenas, como em rádios de caminhões e carros. 

 

A cobertura das ondas de rádio no Brasil é ampla, então é garantido que o sinal seja decente para rastreamento. Se o seu objetivo for monitorar o trajeto de cargas, garantindo segurança para sua mercadoria, vale a pena apostar em rastreadores baseados em Radiofrequência.

O equipamento que indicamos possui uma bateria de 2.600 mAh, que equivale a uma autonomia de até 23 dias, considerando tempo de transmissão de 1 hora – dados do fabricante.

 

Com dimensões de 13 x 7 x 2 cm, esse modelo é pequeno o suficiente para ser colocado de forma camuflada dentro da mercadoria, para que seja possível rastrear o manuseio, transporte e movimentação da carga, em tempo real.

Além disso, esse modelo também usa tecnologia de comunicação GPS/GPRS, que é feita através de um chip de telefonia.

Os bandidos certamente conhecem esse tipo de rastreador, e tentarão bloqueá-lo com o uso de Jammers. Apesar do modelo apresentado possuir uma tecnologia Anti Jammer, é relevante utilizar um sistema híbrido, combinando GPS/GPRS com Radiofrequência.

(Leia também: Jammer – em breve)

Você chegou ao final do tutorial de como Rastrear Cargas. Obrigado por ler! 

Caso tenha dúvidas, nos contate através dos nossos canais de comunicação. São eles: 

E-mail (atendimento@mobiltracker.com.br) e WhatsApp.

Se deseja aprender mais sobre rastreamento, confira esta Playlist em nosso canal do YouTube.